INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Helbert Ruan
A música é um meio de comunicação
universal, ela possui a capacidade estética de traduzir valores, sentimentos, e até mesmo produzir uma sensação física em nós. Além disso, ela está em todos os lugares do
nosso dia a dia, seja em sua casa, no carro do vizinho, em um boteco perto da
sua casa, sempre há algo tocando.
Quem nunca viu um vídeo onde tem alguma
criança dançando uma música sem nem saber o que a letra significa? Elas gostam de imitar os adultos, são
facilmente influenciadas e a depender do meio social em qual convivem, crescer
escutando determinados tipos de canções pode sim ter influencias em seu
desenvolvimento. Então, embora a imitação seja vista como importante no
desenvolvimento da socialização, é preciso ter limites e aprender a ter
conscientização entre o que pode e não pode deixar as crianças ouvirem e imitarem.
Uma criança que cresce em ambientes não favoráveis
por exemplo, onde é bastante comum encontrar pessoas escutando diversas músicas
em que suas letras possuem apologia negativa - canções que incentivam vendas de
drogas, sexo, violência e até mesmo algumas que difamam as mulheres (as
descrevendo como objeto de uso) -, pode ter contato com algum adulto de
personalidade dita ‘ruim’, imitando suas atitudes negativas, e juntamente com a
sensação trazida pela música, a criança não terá um desenvolvimento adequado podendo
se tornar violenta, machista ou qualquer outro tipo de pessoa com personalidade
indesejada.
E
além da importância para o desenvolvimento da socialização, a música também é importante
para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança, trazendo benefícios para o
sistema sensório-motor - pessoas que tocam algum tipo de instrumento musical,
apresentam uma melhoria nas funções executivas: capacidade de memória de
trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.
Outro
exemplo bem peculiar é a utilização de músicas para aprender conteúdos de
estudo – utiliza-se de uma música bastante conhecida e troca sua letra pelo conteúdo
da disciplina. Método bastante utilizado por alguns professores como um extra para
melhorar a compreensão entendimento do conteúdo pelos alunos.
É notório perceber, que, o tema Música e o
desenvolvimento infantil é de suma importância e é preciso discutir sobre essa temática
com a sociedade, para uma melhor conscientização. Como também, incentivar o
aprendizado das crianças de tocar algum instrumento musical, buscar aprofundar
e entender mais sobre o tema e adquirir conhecimento de novos métodos que influenciem
para um melhor desenvolvimento cognitivo.
Referencias
GALVÃO,
I. Dimensões do movimento; Pensamento, linguagem e conhecimento. In: Henri
Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis:
Vozes, p.69-87,1995.
Artigo
Musica e desenvolvimento da criança. Disponível em:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/Arte/Artigos/moniqueartigo.pdf
Acesso em: 12/09/2018
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