• Nó Górdio
  • Nó Górdio
  • quarta-feira, 12 de setembro de 2018

    Influência da música no desenvolvimento infantil


                         INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
                                                                                                          
                                                                                                                          Helbert Ruan


    A música é um meio de comunicação universal, ela possui a capacidade estética de traduzir valores, sentimentos, e até mesmo produzir uma sensação física em nós Além disso, ela está em todos os lugares do nosso dia a dia, seja em sua casa, no carro do vizinho, em um boteco perto da sua casa, sempre há algo tocando.
    Quem nunca viu um vídeo onde tem alguma criança dançando uma música sem nem saber o que a letra significa?  Elas gostam de imitar os adultos, são facilmente influenciadas e a depender do meio social em qual convivem, crescer escutando determinados tipos de canções pode sim ter influencias em seu desenvolvimento. Então, embora a imitação seja vista como importante no desenvolvimento da socialização, é preciso ter limites e aprender a ter conscientização entre o que pode e não pode deixar as crianças ouvirem e imitarem.
    Uma criança que cresce em ambientes não favoráveis por exemplo, onde é bastante comum encontrar pessoas escutando diversas músicas em que suas letras possuem apologia negativa - canções que incentivam vendas de drogas, sexo, violência e até mesmo algumas que difamam as mulheres (as descrevendo como objeto de uso) -, pode ter contato com algum adulto de personalidade dita ‘ruim’, imitando suas atitudes negativas, e juntamente com a sensação trazida pela música, a criança não terá um desenvolvimento adequado podendo se tornar violenta, machista ou qualquer outro tipo de pessoa com personalidade indesejada.
    E além da importância para o desenvolvimento da socialização, a música também é importante para um melhor desenvolvimento cognitivo da criança, trazendo benefícios para o sistema sensório-motor - pessoas que tocam algum tipo de instrumento musical, apresentam uma melhoria nas funções executivas: capacidade de memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.
    Outro exemplo bem peculiar é a utilização de músicas para aprender conteúdos de estudo – utiliza-se de uma música bastante conhecida e troca sua letra pelo conteúdo da disciplina. Método bastante utilizado por alguns professores como um extra para melhorar a compreensão entendimento do conteúdo pelos alunos.
     É notório perceber, que, o tema Música e o desenvolvimento infantil é de suma importância e é preciso discutir sobre essa temática com a sociedade, para uma melhor conscientização. Como também, incentivar o aprendizado das crianças de tocar algum instrumento musical, buscar aprofundar e entender mais sobre o tema e adquirir conhecimento de novos métodos que influenciem para um melhor desenvolvimento cognitivo.




    Referencias
      GALVÃO, I. Dimensões do movimento; Pensamento, linguagem e conhecimento. In: Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, p.69-87,1995.
      Artigo Musica e desenvolvimento da criança. Disponível em:

    Mais textos sobre Cotidiano:

    Texto escrito por estudantes de Psicologia e alunos de outros cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) durante o semestre 2018.1 de modo a integrar diversas disciplinas, alunos de outros períodos e a turma como um todo. O resultado de tudo isso é o nosso Nó Górdio! Obrigado pela leitura! =]

    • Comentários

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Topo